O conceito de espécie surgiu com Platão, no século III a.C., quando ele desenvolveu a Teoria das Ideias, que especulava a existência de um mundo sensível - onde tudo estaria em sua forma original e perfeita, um mundo invisível - e um mundo inteligível - o mundo tátil para nós. Nesta teoria, o pupilo de Sócrates define espécie como a natureza genuína e imutável de alguma coisa.
Aristóteles (séc. IV) o sucedeu, quando em seu tratado Categorias desenvolveu o conceito das 5 categorias de compreensão da realidade por nós seres humanos, estando entre elas o gênero e a espécie. Além disso, Aristóteles dividiu os organismos vivos em 3 grandes grupos: mineral, animal e vegetal - introduzindo assim o conceito de reino na ciência.
As categorias taxonômicas (ou TÁXONS) como conhecemos hoje foram dispostas assim pela primeira vez por Karl Von Linné - o pai da Botânica. Em sua obra Systema naturae (1735), Linné desenvolveu - a partir de seu estudo com plantas - 7 táxons: Reino, Filo, Classe,Ordem, Família, Gênero, Espécie.
Fontes:
- O CONCEITO DE ESPÉCIE. http://labs.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/especies/
- Resumo da Filosofia de Platão: Teoria das Ideias, Mundo Sensível e Psicologia. https://felipepimenta.com/2013/04/03/resumo-da-filosofia-de-platao-teoria-das-ideias-mundo-sensivel-e-psicologia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário