· Surgimento de Novas Espécies:
O que é espécie? Segundo Dobzhansky e Mayr, espécies são grupos de populações que, reproduzindo-se sexuadamente, compartilham informações genéticas e mantêm um patrimônio genético comum.
A dispersão dos grupos, que passam a ocupar distintos habitats e nichos ecológicos, submetidos a diferentes fatores ambientais, resulta na irradiação adaptativa. Com difusas pressões de seleção natural, cada ambiente passa a selecionar diferentes variações favoráveis podem sobreviver e gerar descendentes, podendo constituir espécies diferentes. Mesmo compondo diferentes espécies, os indivíduos continuarão tendo um ancestral comum.
Especiação é o surgimento de novas espécies, que se inicia com a separação da espécie em duas ou mais populações por uma barreira física, isolamento geográfico. Há dois tipos de especiação:
-Especiação Alopátrica: acontece quando duas populações de uma espécie são separadas por uma barreira geográfica. Essa barreira geográfica, que pode ser uma montanha, um deserto ou floresta, por exemplo, causa uma separação espacial (alopatria). Nesse caso, falamos que ocorreu um isolamento geográfico.
- Especiação Simpátrica: é aquela que ocorre sem que haja separação geográfica. Nesse caso, duas populações de uma mesma espécie vivem em uma mesma área, mas não ocorre cruzamento entre as populações. É comum observar que alguma modificação genética impediu esse intercruzamento, gerando assim diferenças que levarão à especiação. É uma das especiações mais raras.
· Subdivisões de uma Espécie:
Para serem formadas subdivisões, são critérios necessário:
I. Isolamento geográfico
II. Variação descontínua
O que é variação descontínua? Relaciona-se a características qualitativas, determinadas por um ou poucos pares de genes que sofrem pouca ou nenhuma influência do ambiente. A variação contínua agrupa características merísticas (podem ser contadas) e as propriamente contínuas (podem ser medidas).
· Classificação Biológica
Os organismos se originam de ancestrais comuns, e a adaptação a diferentes habitats moldou as características de grupo, transmitidas hereditariamente (descendência com modificação). A enorme biodiversidade reflete a ocorrência de milhões de eventos de especiação.
A sistemática filogenética é o ramo da biologia que procura estabelecer relações evolutivas entre os grupos de organismos conhecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário